CONTO COLABORATIVO 

Alunos EB1 de Vinhais

“Matias sentou-se, muito encolhido. Todos os pastores tinham partido e ele ficara sozinho.
—Ficas a tomar conta das ovelhas — dissera o velho Simão antes de se fazerem ao caminho.
—Já és suficientemente crescido.
O seu colega Tobias ainda lhe metera medo, sussurrando:
—E quando os lobos vierem, não fujas.
O facto é que Matias tinha medo. Há já alguns dias que o uivar do lobo ecoava até ao vale e aquela noite parecia-lhe agora mais escura do que as outras…”
Tiritando de frio e de medo, acabou por adormecer. De repente, sentiu algo frio mas macio a roçar-lhe o rosto. Assustou-se... era o enorme focinho de um lobo. Com lágrimas nos olhos e arfando de pavor, implorou-lhe...(2.ºB)
- Por favor, não me faças mal!
Ao que o lobo respondeu:
- Não estou aqui para te fazer mal, simplesmente te vim avisar para protegeres as ovelhas e salvares a tua vida!
Foi mesmo a tempo! Em alguns minutos apareceu a alcateia esfomeada, mas não encontrou nada. Matias tinha-se escondido...(3.ºA)
Incrédulo...um lobo a falar-lhe ao ouvido?! Não sabia o que pensar! Matias saiu do seu esconderijo e foi verificar se a alcateia já se tinha afastado do seu rebanho. Observou que as ovelhas estavam calmamente a descansar e não havia vestígios da presença de lobos.
Preocupado, foi contar as ovelhas e os cordeirinhos e apercebeu-se que lhe faltava um cordeirinho. Correu pelo curral, revirou tudo, mas não o encontrou. Pensou no que lhe poderia ter acontecido. (4.ºA)
O cordeirinho Saltitão, o preferido do Matias, ficou muito assustado com o ataque da alcateia. Escondeu-se, a tremer, junto a uma giesta.
Apareceu uma nuvem passageira e perguntou:
- Queres vir passear no céu enquanto o vento sopra?
O Saltitão pulou para cima da nuvem e foram brincar com as outras nuvens do céu.
Chegou a noite e encontraram o Pai Natal no seu trenó. O cordeirinho contou ao Pai Natal a sua história! Será que o Pai Natal ajudou o cordeirinho Saltitão? (2.ºA)
O Pai Natal ia entregar os presentes e no saco tinha um presente para o Saltitão.
Este perguntou ao Pai Natal:
- O que é?
- É surpresa!...
Quando te levar para casa já verás.Matias encontrou uma nuvem passageira e procurou o cordeirinho. Viajou dias e dias, mas não a encontrou. Voltou para casa desesperado.
No dia seguinte, foi dar de comer às ovelhas e viu o Saltitão. Matias ficou tão contente por ver a sua ovelha que nunca mais teve medo dos lobos e passou a levar as ovelhas para o pasto muito feliz e radiante. (1.ºA/4.ºano)